“уважаемые пассажиры”! Uma viagem pelo metrô russo

“уважаемые пассажиры” (uvajaiemie passajiri), ou caros passageiros, é a expressão que mais ouvimos durante a estadia na Rússia. Acho que isso acontece com todos aqueles que escolhem o metrô como meio de transporte oficial: barato, rápido, prático e incrivelmente lindo.

Foi ali, naquelas estações com nomes que homenageiam e relembram outros tempos – Mayakovskaya, Marksistskaya, Biblioteka Lenina, Ploschad Revolutsi e etcétera – que aconteceram meus encontros com o homem soviético (que é também mulher, criança, idoso, é tudo) e seus lugares.

Aquele homem de outros tempos, que aprendeu, antes de mais nada, a ser soviético. O homem que espera na escada quilométrica de cada estação de metrô, sem pressa, chegar ao subterrâneo e seguir viagem. Que entra em cada vagão, em silêncio, munido de um casaco pesado, um livro, um ou outro tipo de nariz russo e um semblante tranquilo. Que caminha em corredores intermináveis ao lado de seus semelhantes e pensa se ainda é o mesmo que passou pela estação anterior. Mais que nas ruas largas ou nas construções monumentais, o espírito soviético está presente em cada canto do mundo subterrâneo do metro russo.

Aqui, reunimos nossos registros sonoros, audiovisuais e fotográficos das estações de metrô de São Petersburgo e Moscou, e de outros transportes -ônibus e trem – que tomamos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s